Aquarelas

quarta-feira, 16 de março de 2011

ODEIO HILLSONG

Meus queridos leitores, alguns de vocês já me conhecem pelo meu jeito crítico de ver as coisas. Talvez muitos já sabem o motivo de eu detestar Hillsong e Vineyard. Sim, eu não suporto esse estilo de musical gospel. Parece polêmico, mas deixo este post minha justificativa para que não fiquem me rotulando de um cristão rebelde (talvez eu seja mesmo).

Lá se foram os tempos bons das bandas gospel brasileira. Hoje vivemos um mundo de mudanças e acredito de crise musical.

O que mais eu vejo ultimamente são as igrejas e as bandas utilizarem as mesmas músicas estrangeiras e fazerem versões brasileiras dela. Lá no culto vem o louvor e a pessoa chega com uma nova canção, quando eu vou ver a música original é do Hillsong. Nada contra Hillsong, eles fazem boas músicas, escrevem letras bonitas (e copiam vergonhosamente o estilo musical do U2).Mas o problema é que tudo o que temos hoje em dia é vindo deles.

Eu vejo uma canção da Aline Barros e novamente a canção original é do Hillsong. Pego o CD da Comunidade da Graça e vai lá novamente Hillsong.

Será que Deus dá inspiração somente aos crentes estrangeiros? Aonde está a nossa cultura e capacidade de compôr e criar melodias? Sinceramente, eu considero isso puro plágil, é a forma mais preguiçosa e vagabunda de se fazer música. O pior é que as letras das músicas na versão brasileira não se encaixam, perde-se a poesia, conexões das palavras. Começa a ficar estranho porque a composição não tem uma expressão condizente com a melodia.

O problema não é o Hillsong, pode escutar quem quer escutar, não sou nada contra quem gosta. Mas o lance é que hoje estamos saturado disso, pra tudo quanto é lado só se canta Hillsong. Cadê o forró gospel, cadê o baião gospel? Eu gostaria de ver algo saindo do Brasil para o exterior e dizer: Música Made In Brasil!

Vivemos numa fase decadente. Para eu conseguir escapar desse momento crítico eu apelo a escutar as bandas antigas: Oficina G3 (que já foi bom, hoje tá uma merda!), Rebanhão, Koinonya, Vencedores por Cristo.

Não sei se a crise vem por causa do momento péssimo que o Rock vive hoje (meu Deus! Como a banda Restart é podre!), ou a crise das indústrias fonográficas acabaram com as bandas gospel nacional. Mas não é motivo para hoje em dia pegar só as músicas Hillsong e traduzí-las.

Repito, não sou nada contra Hillsong, pode escutar quem quiser. Mas precisamos valorizar mais a nossa cultura. Acredito que Deus também nos dá inspiração e talento para criar músicas cristãs brasileiras, dentro do nosso contexto, dentro da nossa realidade. Deus gosta que o adoremos, mas não tolera vagabundagem, nem plágio.

Se no céu tocasse só música gospel eu viveria completamente no tédio (escreverei isso mais tarde em outro post).

Exposição 0.003 sec (1/400) • Abertura f/5.6 • Lente Focal 90 mm • ISO 800

A imagem acima fui eu que registrei, não precisei que nenhum fotógrafo estrangeiro fizesse isso por mim.

12 comentários:

  1. ah, mas os americanos são muito melhores!
    ... hillsong é da austrália, né?

    eu não gosto muito de escutar música gospel. aliás, música é música.
    será que tem música gospel instrumental?

    ó, lincoln, já ouviu o roberto diamanso?
    http://www.youtube.com/watch?v=dabN1FkUraI

    conheço pouco, mas parece que o cara vive a música e a poesia. e é brasileiro. o estranho é que pra ser brasileiro precisa ser nordestino ou caipira.

    ResponderExcluir
  2. Já escutei Roberto Diamanso, legal o jeito humilde dele trabalhar.

    Vou colocar um post de músicas brasileiras com qualidade!

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor
    eu sou uma moça evangelica e vi sua visao sobre musicas evangelicas um perplexo de quem nao sabe o que é adorar á Deus pois se alguem copiou as musicas de algum outro artista é um caso a parte e adorar a Deus nao é somente a questao de adoraçao por meio de letras de musicas quando o espirito santo vem nos fazer habitaçao em nos Ele nos inspira a fazer uma adoraçao por meio de linguas e de açoes um bom testemunho
    realmente pelo seu senço critico sobre as composiçoes golpeis musicais acho que o seu telento compondo seria maravilhosissimo
    realmente Deus tem um proposito na sua vida tambem
    te recomendo frequentar uma igreja para ver o maravilhoso poder de Deus e sua divina inspiraçao.
    (E sobre seu comentario sobre oficina g3 realmente o seu senso critico prescisa de alguns ajustes.)

    ResponderExcluir
  4. ah não se preocupe voce do geito que esta se achando melhor sobre os compositores gospeis nao prescisara suportar o "tedio" do ceu e eu sinto muito realmente muito por esse fato lamentavel pois enquanto nos estaremos vivendo o fato que nos leva a viver a cada dia servindo a cristo vc estara se divertindo no inferno....

    ResponderExcluir
  5. Insisto! Copiar é coisa de preguiçoso e vagabundo e no meio gospel nacional tá cheio disso (parece que o pessoal não enxerga isso)!

    Glauber Plaça, Nelson Bomilcar, João Alexandre, Sergio Pimenta...esses são alguns compositores que deveriam ser mais valorizados pois escrevem músicas dentro do nosso contexto, dentro da nossa nação Brasileira e não ficam chupinhando melodias internacionais!

    Isso é meio irônico...servir a Cristo sendo vagabundo...se no céu habitar esse tipo de gente então eu sou mais o inferno mesmo!

    ResponderExcluir
  6. cara q baita idiota quem fez esse site hilsong é ha melhor banda q existe!!! a e um belo detalhe quem disse q vc vai pro ceu hahahaha vai quemar no inverno e concordo totalmente com quem falo tudo aquilo por atipenultimo

    ResponderExcluir
  7. é vai pro inverno msm idiota la é o teu lugar msm lugar de gente q ñ presta

    ResponderExcluir
  8. Calma, calma! Sem ofensas! Deus deu a liberdade e um cérebro para expressarmos as nossas idéias!

    Cada crente que se sente ofendido, mandando as pessoas para o inferno! Credo! Eu heim?!

    Podem colocar suas opiniões! E não sejam preguiçosos, copiar músicas dos outros é feio viu?!

    ResponderExcluir
  9. Bom é verdade, concordo com voce plenamente, é muito feio esses crentes que mandam os outros para o inferno..
    com relaçao a sua visao sobre o hillsong, voce nao deveria dizer que odeia o hillsong mas sim os brasileiros que traduzem musicas, pois a banda hillsong nao tem culpa nenhuma de ser boa o bastante para os outros copiarem..
    mas acho que cada pessoa tem seu jeito e estilo..
    quanto ao que voce disse sobre o ceu, que sera um tedio se for estas musicas, fique tranquilo pois la sera cantado musicas feitas por anjos em linguas de anjos..
    nao sei se voce é crente e nao estou aqui para julgar ninguem mas cuidado com as palavras queimar no fogo eterno nao deve ser nada bom..
    quanto ao seu estilo musical, e o que voce pensa sobre as bandas nao importa so nao use o nome de deus para justificar seus ideais..
    Desculpe qualquer coisa!!
    fique na paz do senhor...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o comentário do amigo anonimo do dia 28 de setembro de 2011 as 16:51.Nem preciso tirar nada,para um crente é um absurdo ver as pessoas dizerem vai para o inferno ou,queimar no fogo, é triste ver irmãos de fé se ofendendo assim!!!!

    ResponderExcluir
  11. pior que é tudo cópia mesmo.O hillsong cópia descaradamente bandas do mundo como U2 e Cold Play, e os crentes brazucas só sabem fazer versões ultimamente

    ResponderExcluir
  12. pior que é tudo cópia mesmo.O hillsong cópia descaradamente bandas do mundo como U2 e Cold Play, e os crentes brazucas só sabem fazer versões ultimamente

    ResponderExcluir