Aquarelas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TRABALHANDO COM AS CORES - ISO

quadros4

Brincando com a câmera compacta eu vi que dá para a gente melhorar as cores das fotos. Uma coisa que você pode manusear é no fator ISO. Mas o que é isso de ISO? Pois bem, eu vou lhe explicar:
Lá nos tempos das analógicas as câmeras registravam as imagens gravando em uma película de filme. Esse filme era o negativo, na qual após revelado era copiado em um papel fotográfico e assim poderia reproduzir as imagens quantas vezes quiser.

O filme negativo não eram todos iguais, existia uma classificação de sensibilidade a luz. Essa sensibilidade foi padronizada para que a cada ambiente e situação se utilizasse o filme certo para adquirir o apropriado tipo de foto.

Nos EUA essa classificação era nomeado como ASA - American Standards Association e na Europa, mais precisamente na Alemanha o termo era classificado como DIN - Deutsches Institut für Normung (nome complicado não Martim?). Afim de padronizar o sistema que informa a sensibilidade do filme foi adotada uma nova norma, conhecida atualmente como ISO - International Standards Organization

Daí então é que temos os tipos de filme ISO conforme a sua sensibilidade: ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800...

Quanto mais sensível o filme era, maior era a sua numeração. Então podemos concluir que filme de baixa sensibilidade são aquelas com numeração baixa (32, 64, etc.); filme de média sensibilidade são as de numeração intermediária (100, 125, 400, etc.); filme de alta sensibilidade são as de numeração alta (800, 1600, 3200).

Os filmes de ISO baixo servem para momentos bem ensolarados ou ambientes com muita luz forte. Filme de ISO intermediário também serve para dias ensolarados mas tem uma variedade maior de temperatura em certas ocasiões de ambientes, são os mais populares por causa dessa flexibilidade.

Filmes de ISO alto servem para ambientes mais escuros, locais de poucas luzes ou imagens sem o uso do flash. Elas normalmente apresentam um granulado mais acentuado e por isso deve exigir um trabalho maior para conseguir o respectivo resultado.

quadros

Como trabalhar com o ISO em uma câmera compacta?

Bem, com as minhas experiências eu vi que mudando de ISO 100 para 400 não percebi nada! Não sei se é o problema da câmera compacta ou se meu olho ainda não atingiu esse grau de diferença. Mas para que você queira cores mais acentuadas, eu sugiro que em ambientes abertos com o céu azulado, você pode usar o ISO 100 até o 400 que fica bem legal. Em dias ensolarados é um excelente recurso para atingir cores mais fortes, eu particularmente gosto muito de trabalhar com o ISO 400, sempre apresenta cores realçadas.

Abaixo eu dou exemplo de algumas fotos na qual eu variei o ISO para ver o resultado das cores:

Esta imagem eu tirei lá no Rio, tava muito quente, era depois do almoço (por volta de umas 16hs da tarde). Peguei a câmera e fiz uma imagem associando com a capa de um CD do Chico Buarque (se não me engano se chama "As Cidades"). Dá-lhe Chico! Perceba como o azul está contrastando bem com o poste.

Exposição: 0.001 sec (1/800) • Abertura: f/3.8 • Lente Focal: 9.1 mm • ISO: 100



Aqui eu tirei no local aonde eu trabalho, já era na parte de manhã se não me engano. Aproveitei o sol que batia na janela e fiz essa captura (aliás, num outro ponto eu vou dar uma explicação sobre essa mudança de cor que o sol tem entre a parte da manhã com a parte da tarde). Mas perceba como está bem acentuado em um ambiente de luz, mas dentro de um escritório.

Exposição: 0.017 sec (1/60) • Abertura: f/3.8 • Lente Focal: 9.1 mm • ISO: 200



E aqui tem uma que eu tirei no banheiro. A toalha cobre a janela aonde vem a luz do sol. Para conseguir um verde mais intenso eu usei o ISO 400.

Exposição: 0.1 sec (1/10) • Abertura: f/4.4 • Lente Focal: 11.3 mm • ISO: 400



Em via de regra, você não precisa necessariamente usar o ISO de acordo com as ocasiões citadas, pode variar bastante. Na verdade os únicos ISO que eu gosto é o 200 para luz forte, 400 para a maioria das ocasiões do dia e 1600 para lugares com muita pouca luz.
Mas, eu também gosto de usar o ISO 400 em ambientes escuros, sai ótimas fotos! O importante é explorar e sem ficar com o rabo preso. Procure variar um pouco e perceba que suas cores vão melhorar gradativamente!

Boas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário